Médio, Mediano e Medial: qual a diferença desses termos anatômicos?
Na anatomia veterinária, assim como na anatomia humana, a precisão no uso dos termos anatômicos é fundamental para uma comunicação clara e precisa entre profissionais e estudantes. Entre os termos frequentemente confundidos estão “médio”, “medial” e “mediano”, cada um com significados especÃficos e aplicação particular dentro do contexto veterinário.
1. Médio: refere-se a uma estrutura que está entre outras duas em um mesmo eixo (sem estar deslocada em direção ao plano mediano). Por exemplo, o lobo médio do pulmão direito fica entre os lobos cranial e caudal direito. Ele não se desloca medialmente em relação aos outros lobos, todos ficam quase que alinhados. Outro exemplo é a falange média, que fica entre as falanges proximal e distal (todas em um mesmo eixo).
2. Medial: o termo “medial” é utilizado para descrever estruturas que estão mais próximas do plano mediano (traçado longitudinalmente exatamente no centro, dividindo o corpo em duas metades direita e esquerda) do que outras estruturas. Por exemplo, lobo medial esquerdo do fÃgado encontra-se mais próximo ao plano mediano se comparado ao lobo lateral esquerdo.
3. Mediano: refere-se a estruturas que estão localizadas ao longo do eixo central do corpo. Como a coluna vertebral e a bexiga.
Referências:
- Getty, R. (2005). Sisson and Grossman’s The Anatomy of the Domestic Animals. Saunders.
- Evans, H. E., & de Lahunta, A. (2013). Miller’s Anatomy of the Dog. Saunders Elsevier.
Respostas