Nervo Radial: Anatomia e Sintomas de Sua Paralisia

O nervo radial é um importante nervo do plexo braquial que possui fibras sensitivas e motoras. Sua porção motora é responsável pelo estímulo e ação dos músculos extensores do cotovelo, carpo e dígitos, sendo essencial para o apoio e marcha.⁣

Ele se origina dos últimos nervos cervicais e primeiros torácicos, percorre parte do seu trajeto caudalmente à artéria braquial ⁣e passa em contato com o músculo braquial, junto ao sulco do músculo braquial do úmero. Após emitir ramos para o músculo tríceps braquial, ele se divide em ramos superficial e profundo, que leva inervação sensitiva e motora, respectivamente.

O fato do nervo radial cruzar de medial para lateral junto ao sulco do úmero na região do antebraço possibilita que fraturas na porção distal do úmero possam causar  lesões ou  rupturas no nervo podendo gerar paralisia dos extensores e até impossibilitar o apoio. As consequências e sinais clínicos de uma paralisia do nervo radial dependerão do local da lesão: lesões proximais são mais graves podendo impedir o animal de apoiar o membro no solo caso a inervação para o músculo tríceps braquial seja lesionada. Quando os extensores do carpo e dígitos são afetados, o animal se locomove apoiando o dorso da mão no solo.  Os ramos sensitivos do nervo radial inervam a zona cutânea da região lateral e cranial do antebraço e o dorso da mão. Uma lesão nesse ramo do nervo radial resulta na perda da sensibilidade da pele dessa região.

Referências Bibliográficas
DYCE, K. M.; WENSING, C. J. G.; SACK, W. O. Tratado de anatomia veterinária. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
KÖNIG, H. E.; LIEBICH, H. G. Anatomia dos Animais Domésticos: texto e atlas colorido. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você ainda não fez sua assinatura de Cães e Gatos?

Clique no link

E assista a uma simulação cirúrgica narrada exclusiva da nossa assinatura!