Vesícula Biliar e Ducto Colédoco
A vesícula biliar fica localizada entre os lobos hepáticos medial direito e quadrado. Além de armazenar a bile também é responsável por concentrá-la fazendo absorção através da sua mucosa.
A bile é produzida no fígado e levada para o ducto colédoco (também conhecido como ducto biliar comum) através dos ductos hepáticos. Já a bile que está armazenada na vesícula biliar chega ao ducto colédoco através do ducto cístico, uma continuação estreita do colo da vesícula. O ducto colédoco caminha em direção ao duodeno descendente terminando na papila duodenal maior ao lado do ducto pancreático, que tem sua saída na mesma papila.
Não há válvula no ducto colédoco, mas sim um trajeto intramural com musculatura lisa envolvendo o ducto biliar – conhecido como esfíncter de Oddi – permitindo que a bile flua em ambos os sentidos – tanto em direção a vesícula como em direção ao duodeno. Quando não há alimento no intestino, o esfíncter de Oddi permanece fechado resultando no desvio da bile para a vesícula biliar. Quando há alimento no duodeno, principalmente gordura, as células são estimuladas a liberar CCK (colecistocinina), que relaxa o esfíncter de Oddi e promove a contração da vesícula biliar liberando a bile, que estava armazenada na vesícula, no duodeno descendente
Referências Bibliográficas:
KLEIN BG. Cunningham Tratado de Fisiologia Veterinária, 5ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2014
Evans, Howard E.; de Lahunta, Alexander (2013). Miller’s Anatomy of the Dog (4th ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier
Respostas