Regiões Abdominais e Vísceras Associadas

A cavidade abdominal é dividida em regiões anatômicas que ajudam a descrever a localização das vísceras. Essa divisão é realizada por planos imaginários que atravessam o abdômen criando três regiões principais: cranial, média e caudal (antigamente conhecidas como epigástrica, mesogástrica e hipogástrica). Cada uma dessas regiões é subdividida em três subregiões, formando um total de nove partes.

1. Região Abdominal Cranial

Essa é a maior das regiões e está localizada entre o diafragma e um plano transversal que conecta os pontos mais caudais dos arcos costais. Inclui três subregiões:

  • Região Xifoide : Contém o lobo quadrado e partes dos lobos medial direito e medial esquerdo do fígado, curvatura maior do estômago e vesícula biliar, que está posicionada à direita do plano mediano.
  • Hipocôndrio Esquerdo: Nesta região localizam-se o lobo lateral esquerdo do fígado, lobo medial esquerdo do fígado e região cranial do baço.
  • Hipocôndrio Direito: Inclui os lobos lateral direito, medial direito e o processo caudado do lobo caudado do fígado, polo cranial do rim direito, região cranial do duodeno descendente e do lobo direito do pâncreas.

A localização do estômago pode, fisiologicamente, apresentar variações dependendo do quão repleto está: quando está quase vazio, localiza-se na região abdominal cranial. Quando repleto, avança para a região abdominal média.

2. Região Abdominal Média

Localizada entre o plano transversal que separa a região cranial e outro plano transversal que conecta o túber coxal direito com o túber coxal esquerdo. Inclui as seguintes subregiões:

  • Região Umbilical: As alças jejunais ocupam essa região.
  • Região Abdominal Lateral Esquerda: Contém o rim esquerdo, ovário esquerdo e corno uterino nas fêmeas, partes do jejuno, duodeno ascendente, cólon descendente e baço.
  • Região Abdominal Lateral Direita: Inclui o polo caudal do rim direito, ovário direito e corno uterino nas fêmeas, duodeno descendente, partes do jejuno, ceco e cólon ascendente.

3. Região Abdominal Caudal

Esta região se estende do plano transversal que conecta o túber coxal direito com o esquerdo até a linha terminal da abertura pélvica. Divide-se em:

  • Região Púbica : Contém a vesícula urinária – sendo que sua localização pode sofrer mudanças dependendo do quão repleta está – e reto.
  • Regiões Inguinais Direita e Esquerda: Projetam alças jejunais e, nos machos, ducto deferente.

Considerações Gerais

A divisão do abdômen em regiões permite identificar e descrever a localização das vísceras. As variações de posição e tamanho das vísceras como estômago, baço, vesícula urinária e útero gravídico influenciam diretamente na dinâmica das estruturas abdominais. Cada região tem particularidades anatômicas e o entendimento do posicionamento das vísceras e suas relações topográficas auxiliam no diagnóstico clínico, na avaliação de condições patológicas, no mapeamento para acessos cirúrgicos e interpretação de exames de imagem.

Referências Bibliográficas

Budras, Klaus Dieter; McCarthy Patrick H. ; Fricke, Wolfgang ; Richter, Renate ; Horowitz, Aaron ; Berg, Rolf. Anatomy of the Dog: An Illustrated Text. Schluetersche,2010. 5th Revised edition

Evans, H. E., & de Lahunta, A. (2013). Miller’s Anatomy of the Dog. Saunders Elsevier

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você ainda não fez sua assinatura de Cães e Gatos?

Clique no link

E assista a uma simulação cirúrgica narrada exclusiva da nossa assinatura!