O Cão e o Gato Possuem Apêndice?

O intestino grosso possui uma região em fundo cego denominada ceco, que é proporcionalmente pequena nos cães e gatos. Os hominídeos, família taxonômica da qual humanos fazem parte, e lagomorfos – dentre outros animais – possuem uma extensão do ceco denominada apêndice vermiforme. O nome dessa estrutura, que tem origem do latim, significa “em forma de verme”.

Por muito tempo acreditou-se que o apêndice fosse uma estrutura rudimentar e sem função. Os estudos atuais apontam a possibilidade de duas funções principais para o apêndice vermiforme: a relação com o sistema imunológico com produção de anticorpo e um reservatório da microbiota intestinal que auxiliaria na manutenção da microbiota após, por exemplo, diarreia. Existem outras funções para essa estrutura como, por exemplo nos lagomorfos, a secreção de bicarbonato e água.

Os cães e gatos não possuem apêndice vermiforme, mas, importante ressaltar, possuem ceco. Nos cães o ceco possui um formato espiralado enquanto nos gatos, o formato se assemelha a uma vírgula. Pelo fato do apêndice ser ausente nesses animais, não existe a inflamação – apendicite – que é comum nos humanos.

Referências Bibliográficas

Ankel-Simons, Friderun. Primate anatomy : an introduction. 3 ed. Elsevier, 2007. 496-499p

Kooij, I A et al. “The immunology of the vermiform appendix: a review of the literature.” Clinical and experimental immunology vol. 186,1 (2016): 1-9.

O’MALLEY, B. Clinical Anatomy and Physiology of Exotic Species. Editora Elsevier, Saunders, London, 2005, 184p

KÖNIG, H. E.; LIEBICH, H. G. Anatomia dos Animais Domésticos: texto
e atlas colorido. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 359p

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você ainda não fez sua assinatura de Cães e Gatos?

Clique no link

E assista a uma simulação cirúrgica narrada exclusiva da nossa assinatura!