Anatomia dos Seios Paranais
Os cães e os gatos possuem diversas glândulas na região anal. Ventrolateralmente ao ânus (um de cada lado) ficam os seios paranais também chamados de sacos anais. São como bolsas com o tamanho próximo de uma bola de gude localizadas entre o esfíncter anal externo e interno.
Na parede de cada seio paranal há glândulas que produzem uma secreção de odor fétido que pode ter consistência desde líquida a pastosa. O seio é um grande reservatório para essa secreção que é levada através de um ducto para um orifício (um de cada lado) próximo à junção anocutânea nos cães e lateralmente ao ânus em pequenas saliências nos gatos. Durante a defecação, as fezes podem comprimir a região do seio e a secreção glandular é expelida. A função das glândulas dos seios paranasais está relacionada com a demarcação territorial.
Os sacos anais podem aumentar de tamanho por acúmulo de secreção ou podem formar abscessos dolorosos e por isso tem uma importância clínica.
Referências Bibliográficas
KÖNIG, H. E.; LIEBICH, H. G. Anatomia dos Animais Domésticos: texto e atlas colorido. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 364p
Dyce KM, Sack WO, Wensing CJG. Tratado de anatomia veterinária, 4ed. Saunders-Elsevier, 2010. 981p, 903p
Respostas